Comércios que trabalham com a venda de alimentos precisam estar atentos a conservação dos mesmos, e em alguns casos, o uso das Câmaras Frigoríficas pode ser necessário.
Manter alimentos bem conservados é importante para que eles possam ser consumidos de forma adequada, sem que esses venham causar algum prejuízo para a saúde do consumidor.
Existem alguns tipos específicos de alimentos que podem precisar das baixas temperaturas para serem conservados, e para isso, contar com um equipamento adequado pode fazer toda a diferença.
Conheça a seguir o que são as chamadas Câmaras Frigoríficas, e tudo o que você precisa saber para fazer uso dessas máquinas no seu estabelecimento, visando manter a conservação dos alimentos.
O que são as chamadas Câmaras Frigoríficas?
Todo alimento pode contar com condições específicas para garantir a sua conservação, e no caso dos alimentos que precisam de baixas temperaturas, os mesmos costumam permanecer nas chamadas Câmaras Frigoríficas.
As Câmaras Frigoríficas são equipamentos com um grande espaço interno disponível, onde podem ser armazenados alimentos diversos,
Esse é um equipamento que se assemelha a uma grande geladeira, tendo como objetivo manter seus alimentos sempre resfriados, e longe das temperaturas mais quentes.
As Câmaras Frigoríficas podem comportar uma quantidade de alimentos ainda maior do que refrigeradores e freezers, sendo assim um equipamento muito utilizado pelos comércios e indústrias.
Além de serem caracterizadas por seu tamanho, as Câmaras Frigoríficas contam ainda com uma importante precisão no controle da temperatura, o qual é realizado, na grande maioria das vezes, através de um sistema digital.
Se você tem um comércio de alimentos ou uma indústria que depende da conservação de alimentos e produtos por redução de temperatura, então as Câmaras Frigoríficas são indispensáveis.
Esses são verdadeiros espaços que permitem, além do armazenamento de produtos em baixas temperaturas, o acesso de pessoas no seu interior.
É importante ressaltarmos ainda que as Câmaras Frigoríficas podem ser adaptadas de acordo com a necessidade de cada empreendedor, sendo assim possíveis de serem instaladas nos mais diversos empreendimentos.
Investir nesse tipo de equipamento representa um cuidado indispensável com a qualidade dos seus produtos, e por isso, saiba como utilizar as Câmaras Frigoríficas de maneira adequada.
Quais produtos podem ser armazenados nas câmaras frigoríficas?
Comerciantes e empreendedores que possuem Câmaras Frigoríficas em seu estabelecimento costumam ter dúvidas sobre os tipos de produtos que podem ser armazenados nesse equipamento.
Apesar de serem utilizadas principalmente no setor alimentício, para a conservação de peças de carne, Polpas de frutas, Peixes e mariscos, Leite e derivados, assim como Pães e massas e em Supermercados. As Câmaras Frigoríficas são utilizadas ainda em uma infinidade de outros setores.
As indústrias farmacêuticas também costumam contar com esse tipo de equipamento, pois, medicamentos, vacinas e substâncias químicas podem precisar das baixas temperaturas para ser conservadas.
As Câmaras Frigoríficas costumam ser utilizadas ainda pelos setores da indústria química, visando à conservação de produtos inflamáveis.
Essas correspondem ás principais formas de uso das Câmaras Frigoríficas, as quais têm sido requisitadas nos mais diversos setores industriais, visto a eficiência desse equipamento e a possibilidade de ser utilizado para a conservação dos mais diversos produtos.
Principais diferenças entre as Câmaras Frigoríficas
Agora que você já sabe o que são e como podem ser utilizadas as Câmaras Frigoríficas, é importante estar ciente sobre possíveis diferenças que possam ser identificadas entre uma câmara e outra, as quais listamos a seguir.
- Câmaras frias de resfriados e câmaras de congelamento
Existem dois principais tipos de Câmaras Frigoríficas, sendo um deles as câmaras frias de resfriados, ideais para produtos que precisam ficar em uma temperatura próxima a 0, e as câmaras de congelamento, que são mais frias aproximadamente -20ºc.
- São projetadas para se manter produtos já resfriados ou congelados, ou seja, o produto entra resfriado e se mantém resfriado, ou o produto entra congelado se mantém congelado.
As Câmaras Frigoríficas são utilizadas para que produtos já congelados possam ser mantidos, assim, não é possível fazer uso desse tipo de câmara para congelar produtos ainda não resfriados.
- É possível o uso de câmaras que realizam o congelamento
Alguns tipos de câmaras permitem o congelamento de produtos, porém, ressaltamos mais uma vez que esses precisam estar resfriados. Produtos em temperatura ambiente não podem ser utilizados na Câmaras Frigoríficas.
Esperamos ter esclarecido aqui as principais informações que você precisa saber para utilizar as Câmaras Frigoríficas de forma adequada, aproveitando tudo que esses equipamentos podem oferecer.